Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143
Resumen
ALMEIDA, Tatyane Andrade; GOMES, Maria de Fátima Cardoso y MONTEIRO, Sara Mourão. Aprendizagem e desenvolvimento de crianças de seis anos na roda de história. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.04, pp.1303-1326. ISSN 0100-3143.
Este artigo visa compreender como a leitura oral dos livros de literatura infantil feita pela professora pode contribuir para a aprendizagem da leitura e para o desenvolvimento mental e cultural dos alunos de seis anos. Para tanto, analisamos as interações discursivas entre crianças e professora de uma sala de aula de primeiro ano do Ensino Fundamental em que essa prática de leitura foi construída destacando como os sentidos da leitura, os conhecimentos de mundo e as identidades dos sujeitos vão sendo construídos coletivamente no processo discursivo e nas interações em sala de aula. Concluímos que o trabalho com a literatura em sala de aula deve proporcionar a construção coletiva e individual de sentidos.
Palabras clave : Crianças; Roda de História; Aprendizagem; Desenvolvimento.