SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número04A movimentação das matrículas no ensino fundamental no estado do PiauíA teoria do discurso de Laclau e Mouffe e a pesquisa em educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

ALMEIDA, Tatyane Andrade; GOMES, Maria de Fátima Cardoso  e  MONTEIRO, Sara Mourão. Aprendizagem e desenvolvimento de crianças de seis anos na roda de história. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.04, pp.1303-1326. ISSN 0100-3143.

Este artigo visa compreender como a leitura oral dos livros de literatura infantil feita pela professora pode contribuir para a aprendizagem da leitura e para o desenvolvimento mental e cultural dos alunos de seis anos. Para tanto, analisamos as interações discursivas entre crianças e professora de uma sala de aula de primeiro ano do Ensino Fundamental em que essa prática de leitura foi construída destacando como os sentidos da leitura, os conhecimentos de mundo e as identidades dos sujeitos vão sendo construídos coletivamente no processo discursivo e nas interações em sala de aula. Concluímos que o trabalho com a literatura em sala de aula deve proporcionar a construção coletiva e individual de sentidos.

Palavras-chave : Crianças; Roda de História; Aprendizagem; Desenvolvimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )