SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número01Ciência e Ideologia na Prática dos Professores de Sociologia no Ensino Médio: da neutralidade impossível ao engajamento indesejável, ou seria o inverso?O ensino de sociologia como problema epistemológico e sociológico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

CORDEIRO, Victoria Carvalho  y  CAREGNATO, Célia Elizabete. Campo científico-acadêmico e a disciplina de sociologia na escola. Educ. Real. [online]. 2014, vol.39, n.01, pp.39-57. ISSN 0100-3143.

O artigo focaliza a produção de conhecimento acadêmico a respeito de ensino de Ciências Sociais para entender a Sociologia na escola. A base empírica é composta por dissertações e teses aprovadas entre 1998 e 2008. Os objetivos são interpretar relações entre áreas do conhecimento acadêmico na universidade - Sociologia e Educação - entendidas como campos e identificar evidências que delimitam esses campos, por meio de categorias relevantes nos estudos, aspectos epistemológicos e de institucionalização, os quais revelem habitus na relação com o meio escolar.

Palabras clave : Universidade; Escolarização; Ensino de Sociologia; Sociologia da Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )