SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número01Campo científico-acadêmico e a disciplina de sociologia na escolaEducação antirracista: tensões e desafios para o ensino de sociologia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

CARVALHO FILHO, Juarez Lopes de. O ensino de sociologia como problema epistemológico e sociológico. Educ. Real. [online]. 2014, vol.39, n.01, pp.59-80. ISSN 0100-3143.

Este artigo propõe discutir o ensino de sociologia como problema epistemológico e sociológico, atentando para uma comparação entre a França e o Brasil. Analisa o processo de constituição da sociologia como ciência e como disciplina, assim como a produção e a circulação do saber sociológico. Postula-se que a falta de legitimidade da disciplina e do seu reconhecimento social encontra-se no antigo problema da definição dos seus objetivos (função social) e do seu lugar na formação social e educacional do indivíduo e de sua cidadania crítica. Desse modo, o ensino de sociologia se revela como um problema social e político.

Palabras clave : Ensino de Sociologia; Saber Sociológico; Constituição da Ciência; Constituição da Disciplina.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )