SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue01Educação antirracista: tensões e desafios para o ensino de sociologia95 anos de ensino de sociologia no ensino médio author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143

Abstract

CHATEL, Elisabeth  and  GROSSE, Gérard. O ensino sociológico nos estabelecimentos de ensino médio: entre problemas sociais e sociologia acadêmica. Educ. Real. [online]. 2014, vol.39, n.01, pp.99-111. ISSN 0100-3143.

Desde a sua criação em 1966, em uma disciplina escolar, o ensino de sociologia para estudantes franceses do Ensino Médio tem como objetivo o desenvolvimento de uma atitude reflexiva e uma perspectiva crítica sobre o mundo social. Uma pesquisa realizada entre os alunos de segundo ano mostra em que medida esse objetivo é parcialmente alcançado. Os sistemas didáticos implementados são analisados em sua tensão entre dois modelos. Um deles, o uso da análise social, prevaleceu até os anos 1980, o outro, o que tende a se desenvolver, tem uma maior aproximação com uma introdução à sociologia.

Keywords : Disciplina Escolar; Currículo Real; Ensino de Sociologia; Ferramentas Didáticas; Currículo Formal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )