SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número01O ensino sociológico nos estabelecimentos de ensino médio: entre problemas sociais e sociologia acadêmicaLa sociología está pasada de moda? Una discusión sobre la enseñanza de sociología en la escuela media en Argentina: docentes, estudiantes y propuesta curricular índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

DECESARE, Michael. 95 anos de ensino de sociologia no ensino médio. Educ. Real. [online]. 2014, vol.39, n.01, pp.113-137. ISSN 0100-3143.

O centenário da Associação Americana de Sociologia, em 2005, oferece uma oportunidade para os sociólogos refletirem sobre o ensino de sociologia, em qualquer lugar e em todos os lugares que isso acontece. No espírito de contribuir para a história do ensino de sociologia nos Estados Unidos, este trabalho descreve a história de cerca de 95 anos do ensino de sociologia no Ensino Médio. Eu invoco descrições de cursos publicados escritos por professores de sociologia do Ensino Médio e estudos empíricos realizados por sociólogos acadêmicos. Eles demonstram que cursos de sociologia do passado do Ensino Médio têm focado principalmente na análise dos problemas sociais e os eventos atuais, e sobre a promoção da educação para a cidadania.

Palabras clave : Ensino de Sociologia; História da Sociologia; Sociologia no Ensino Médio.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )