SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número01Cultura e pedagogia: lições da espacialidade revolucionária de Frank GehryProfessoras transexuais e travestis no contexto escolar: entre estabelecidos e outsiders índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

PEREIRA, Marcelo Ricardo. O que quer uma professora?. Educ. Real. [online]. 2014, vol.39, n.01, pp.181-199. ISSN 0100-3143.

Partindo da sugestiva e não menos polêmica interrogação de Freud, O que quer uma mulher? (já que supõe o desejo dela: o que ela quer?), problematizamos o gênero, a maternagem, a feminização histórica e cultural do magistério e o simulacro masculino dessa profissão. Seria procedente a tríade mãe-mulher-pedagogia? Para responder, procuramos assinalar equiparações e contrastes entre a psicanálise e as teorias de gênero, como também diferenciar conceitos nunca bem esclarecidos acerca do feminino, da sexualidade feminina e da feminilidade, sendo esta última uma condição comum a mulheres e homens. Em seguida, interrogamos a suposta misoginia freudiana ao levar às últimas consequências sua noção de falo, para então perceber o deslocamento que a narrativa dos professores apresenta ao evocar a condição feminina como quiçá originária e inventiva.

Palavras-chave : Psicanálise; Feminilidade; Gênero; Professor.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )