SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número01O que quer uma professora?Escola mista e igualdade entre os sexos no contexto francês índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

TORRES, Marco Antônio  e  PRADO, Marco Aurélio. Professoras transexuais e travestis no contexto escolar: entre estabelecidos e outsiders. Educ. Real. [online]. 2014, vol.39, n.01, pp.201-220. ISSN 0100-3143.

Neste artigo debatemos questões envolvidas na emergência de professoras transexuais femininas ou travestis na escola. Utilizamos a noção de outsiders e de heteronormatividade para analisar como essas professoras permanecem na função docente. Consideramos que a emergência dessas professoras está relacionada a novos posicionamentos referentes às noções de gênero nas políticas de direitos humanos, especificamente pelas lutas do movimento social. Por fim, afirmamos que a emergência dessas professoras não pode ser compreendida como suspensão da heteronormatividade, mas como o aparecimento de novas questões para se analisar no ambiente escolar.

Palavras-chave : Educação; Professoras; Transexualidades; Heteronormatividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )