SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número01Professoras transexuais e travestis no contexto escolar: entre estabelecidos e outsidersMateriais didáticos escolares e injustiça epistêmica: sobre o marco heteronormativo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

MOSCONI, Nicole. Escola mista e igualdade entre os sexos no contexto francês. Educ. Real. [online]. 2014, vol.39, n.01, pp.221-239. ISSN 0100-3143.

Este artigo analisa a introdução da escola mista no contexto educacional francês, problematizando os desafios presentes na efetivação de uma educação escolar igualitária. Para tanto, retomam-se, inicialmente, estudos clássicos desenvolvidos no campo da Sociologia da Educação e das Ciências da Educação francesas, e estabelece-se uma interlocução com a Sociologia da Educação inglesa. A noção de relação com o saber é apresentada como uma ponte para se discutir os efeitos que o processo de hierarquização dos saberes provoca na escolarização de meninas e meninos. O texto evidencia a necessidade de um trabalho contínuo que provoque mudanças nas desigualdades de gênero existentes na escola.

Palabras clave : Gênero; Variável Sexo; Escolarização; Relação com o Saber.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )