SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número01Materiais didáticos escolares e injustiça epistêmica: sobre o marco heteronormativoMapa de rede de impactos para gestão estratégica na Universidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

OLIVEIRA, Marcus Aurelio Taborda de. Pensando a história da educação com Raymond Williams. Educ. Real. [online]. 2014, vol.39, n.01, pp.257-276. ISSN 0100-3143.

O trabalho procura evidenciar a contribuição original do pensamento de Raymond Williams para a pesquisa em história da educação. Percorre um conjunto de conceitos-chave na obra do autor galês, sugerindo sua potência para a análise e a crítica das formas de organização da sociedade e da cultura no Brasil, com destaque para diferentes formas de educação. Conclui dimensionando a atualidade do seu pensamento não só para os intelectuais ligados ao campo educacional, ou para os historiadores da educação, mas para o próprio revigoramento do pensamento da esquerda no Brasil e no mundo.

Palavras-chave : História Social da Educação; História Social; Crítica Cultural; Raymond Williams.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )