SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número02Sentidos de qualidade na política de currículo (2003-2012)O discurso da qualidade da educação e o governo da conduta docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

NARDI, Elton Luiz; SCHNEIDER, Marilda Pasqual  y  RIOS, Mônica Piccione Gomes. Qualidade na educação básica: ações e estratégias dinamizadoras. Educ. Real. [online]. 2014, vol.39, n.02, pp.359-390. ISSN 0100-3143.

O artigo tem por objetivo analisar ações e estratégias recorrentes, dinamizadas por escolas públicas de ensino fundamental com o propósito declarado de melhorar a qualidade da educação básica. Partindo dos resultados registrados por essas escolas em tradutores oficiais de qualidade, realça traços comuns entre medidas operadas a partir da publicação do Ideb de 2009, resultados escolares alcançados e variações nos índices e indicadores oficiais do período, sinalizando questões derivadas das tendências identificadas. Conclui demonstrando não haver correspondência uniforme entre ações dinamizadas e alcance de melhores índices oficiais, o que confirma a necessidade de um olhar atento ao que as escolas elegem como ações propulsoras de qualidade.

Palabras clave : Qualidade da Educação Básica; Ações e Estratégias; Índices e Indicadores Oficiais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )