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Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

MACHADO, Cristiane  e  ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Qualidade das escolas: tensões e potencialidades das avaliações externas. Educ. Real. [online]. 2014, vol.39, n.02, pp.413-436. ISSN 0100-3143.

A partir do debate sobre qualidade na educação, este trabalho objetiva evidenciar o fortalecimento das iniciativas de avaliações externas como diretriz da política educacional para a melhoria da qualidade da educação das escolas. Apoiando-se na pesquisa nacional, procura-se mostrar possíveis interfaces das avaliações com a qualidade da educação. São destacadas algumas potencialidades e, também, alguns indícios de tensões das políticas de avaliação no cotidiano escolar. Por fim, conclui-se que a avaliação externa, concebida como um processo amplo que envolve escolhas técnicas, políticas e ideológicas, é um importante instrumento para o incremento da qualidade da educação nas escolas públicas.

Palavras-chave : Qualidade do Ensino; Avaliação Externa; Escolas Públicas; Ensino Fundamental.

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