SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número02Qualidade das escolas: tensões e potencialidades das avaliações externasPrograma Mais Educação como política de educação integral para a qualidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

BRIDON, Janete  y  NEITZEL, Adair de Aguiar. Competências leitoras no Saeb: qualidade da leitura na educação básica. Educ. Real. [online]. 2014, vol.39, n.02, pp.437-462. ISSN 0100-3143.

Este artigo discute como as políticas de avaliação, em especial o Saeb, podem colaborar para a qualidade da educação básica. Ele identifica as competências em leitura indicadas pelo Saeb e analisa como os alunos encontram-se em relação à leitura. Esta é uma pesquisa qualitativa e exploratória, sendo os instrumentos de coleta de dados: o Plano de Desenvolvimento da Educação: Prova Brasil; os documentos que tratam dos níveis de escala e desempenho em língua Portuguesa do Inep (2011); e os resultados do SAEB/Prova Brasil 2011 (Brasil, 2012). Como resultado, apresentamos que, para alcançar os níveis mais altos de compreensão leitora, os alunos necessitam desprender-se do texto fácil e adentrar sistematicamente no universo da leitura.

Palabras clave : Políticas Públicas; Avaliação; Leitura; Aneb.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )