SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número02Competências leitoras no Saeb: qualidade da leitura na educação básicaO que é qualidade na educação de jovens e adultos? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

PENTEADO, Andrea. Programa Mais Educação como política de educação integral para a qualidade. Educ. Real. [online]. 2014, vol.39, n.02, pp.463-486. ISSN 0100-3143.

Neste artigo trazemos a contribuição da teoria da Nova Retórica para examinar discursos acerca do Programa Mais Educação proposto como modelo de educação integral para o ensino básico pelo Governo Federal. Tal programa tem defendido que a educação integral é um dos caminhos traçados pelas políticas públicas para atingir metas de uma educação de qualidade. Adotamos o índice proposto por Cavaliere, pelo qual a educação integral deve ser observada a partir do incremento que proporciona às práticas pedagógicas escolares. Concluímos que o programa tem servido melhor a uma estratégia de reforço escolar do que às melhorias pedagógicas dentro da escola e pode ser impeditivo do aprofundamento dos debates acerca de educação integral e de qualidade.

Palabras clave : Argumentação; Qualidade na Educação; Educação Integral.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )