SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue02O clichê: notas para uma derrota do pensamento. Por uma consciência ingênuaO currículo da classe hospitalar pioneira no Rio Grande do Sul author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143

Abstract

CAMOZZATO, Viviane Castro. Pedagogias do presente. Educ. Real. [online]. 2014, vol.39, n.02, pp.573-593. ISSN 0100-3143.

O objetivo é problematizar as transformações no estado da cultura e, principalmente, suas repercussões no conceito de pedagogia. Procura-se discutir o quanto essas transformações têm sido elementos importantes nas flexões da pedagogia, fazendo com que seja pluralizada em sua denominação e em seus espaços de atuação. Parte-se da hipótese de que a pedagogia procura responder às exigências que cada tempo coloca para a produção de tipos de sujeitos que lhe correspondam, levando adiante o mundo em que vivem. O argumento é sobre o que é denominado de pedagogias do presente: ou seja, pedagogias que se organizam e funcionam num processo de atualização e reconfiguração constantes. As pedagogias parecem atuar para forjar os sujeitos do presente.

Keywords : Pedagogias do Presente; Transformações Culturais; Estudos Culturais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )