SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número02O clichê: notas para uma derrota do pensamento. Por uma consciência ingênuaO currículo da classe hospitalar pioneira no Rio Grande do Sul índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

CAMOZZATO, Viviane Castro. Pedagogias do presente. Educ. Real. [online]. 2014, vol.39, n.02, pp.573-593. ISSN 0100-3143.

O objetivo é problematizar as transformações no estado da cultura e, principalmente, suas repercussões no conceito de pedagogia. Procura-se discutir o quanto essas transformações têm sido elementos importantes nas flexões da pedagogia, fazendo com que seja pluralizada em sua denominação e em seus espaços de atuação. Parte-se da hipótese de que a pedagogia procura responder às exigências que cada tempo coloca para a produção de tipos de sujeitos que lhe correspondam, levando adiante o mundo em que vivem. O argumento é sobre o que é denominado de pedagogias do presente: ou seja, pedagogias que se organizam e funcionam num processo de atualização e reconfiguração constantes. As pedagogias parecem atuar para forjar os sujeitos do presente.

Palabras clave : Pedagogias do Presente; Transformações Culturais; Estudos Culturais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )