SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número02O clichê: notas para uma derrota do pensamento. Por uma consciência ingênuaO currículo da classe hospitalar pioneira no Rio Grande do Sul índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

CAMOZZATO, Viviane Castro. Pedagogias do presente. Educ. Real. [online]. 2014, vol.39, n.02, pp.573-593. ISSN 0100-3143.

O objetivo é problematizar as transformações no estado da cultura e, principalmente, suas repercussões no conceito de pedagogia. Procura-se discutir o quanto essas transformações têm sido elementos importantes nas flexões da pedagogia, fazendo com que seja pluralizada em sua denominação e em seus espaços de atuação. Parte-se da hipótese de que a pedagogia procura responder às exigências que cada tempo coloca para a produção de tipos de sujeitos que lhe correspondam, levando adiante o mundo em que vivem. O argumento é sobre o que é denominado de pedagogias do presente: ou seja, pedagogias que se organizam e funcionam num processo de atualização e reconfiguração constantes. As pedagogias parecem atuar para forjar os sujeitos do presente.

Palavras-chave : Pedagogias do Presente; Transformações Culturais; Estudos Culturais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )