SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número03Transtornos globais do desenvolvimento e escolarização: o conhecimento em perspectivaPessoas com deficiência e escola: principais mudanças na experiência italiana índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

GIACONI, Catia  y  RODRIGUES, Maria Beatriz. Organização do espaço e do tempo na inclusão de sujeitos com autismo. Educ. Real. [online]. 2014, vol.39, n.03, pp.687-705. ISSN 0100-3143.

Propomos uma reflexão integradora entre especificidades da síndrome do autismo e possíveis linhas de ação para a inclusão escolar. Discutimos pressupostos históricos e normativos, indicadores de boas práticas, que buscam conjugar qualidade com escolhas pedagógicas. Enfatizamos uma série de novas atenções profissionais, principalmente no que se refere à contínua investigação sobre hipóteses etiológicas do autismo, diagnóstico precoce, assim como prontidão e pluralidade das intervenções educativas e didáticas, que favorecem projetos de inclusão escolar. Analisamos as principais abordagens sobre o autismo, recolhendo elementos essenciais para uma proposta, ou linhas-guia, de inclusão de sujeitos com autismo na escola.

Palabras clave : Autismo; Inclusão Escolar; Organização Espaço e Tempo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )