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Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

DI PASQUALE, Giovanna  e  MASELLI, Marina. Pessoas com deficiência e escola: principais mudanças na experiência italiana. Educ. Real. [online]. 2014, vol.39, n.03, pp.707-724. ISSN 0100-3143.

O texto analisa a experiência italiana de inclusão escolar das pessoas com deficiência, destacando os dispositivos normativos que estabeleceram a transição para um sistema que tem a inclusão como a diretriz fundamental para toda a educação nacional desde os anos de 1970. Na análise, mostra-se a complexidade de instituição de uma política que contempla: a colaboração necessária entre os vários profissionais, a ligação família-escola, a construção de percursos personalizados integrados ao planejamento coletivo para a classe, a formação de professores, a orientação escolar e profissional. Considera-se a educação como parte de um plano de vida da pessoa com deficiência e a construção de seus modos de participar ativamente da vida social.

Palavras-chave : Educação Especial; Deficiência; Inclusão Escolar; Política Educacional.

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