SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número03Educação especial e inclusão escolar: tramas de uma política em implantaçãoPesquisa-ação colaborativo- crítica: em busca de uma epistemologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

BRIDI, Fabiane Romano de Souza  e  MEIRELLES, Melina Chassot Benincasa. Atos de ler a educação especial na educação infantil: reordenações políticas e os serviços educacionais especializados. Educ. Real. [online]. 2014, vol.39, n.03, pp.745-769. ISSN 0100-3143.

O presente artigo objetiva produzir uma leitura sobre a oferta dos serviços de Educação Especial na Educação Infantil e seus modos de organização no contexto da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria (RME/SM). Como questões norteadoras, indagamos de que forma as reordenações políticas no campo educacional incidem sobre a oferta da Educação Especial na Educação Infantil? Como a leitura de um contexto específico, no caso a RME/SM, sinaliza tais mudanças na oferta da Educação Especial na Educação Infantil? Para fins de análise, foram utilizadas informações do Censo da Educação Básica. Como possíveis leituras, destacamos a necessidade de ampliação das matrículas dos alunos da Educação Especial na Educação Infantil e a oferta dos serviços especializados a essas crianças; um olhar atento para os processos de identificação e diagnóstico e para as ações de preenchimento do Censo Escolar.

Palavras-chave : Educação Infantil; Educação Especial; Inclusão Escolar; Censo da Educação Básica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )