SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número03Pesquisa-ação colaborativo- crítica: em busca de uma epistemologiaProfessores universitários com deficiência: trajetória escolar e conquista profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

MELETTI, Silvia Márcia Ferreira. Indicadores educacionais sobre a educação especial no Brasil e no Paraná. Educ. Real. [online]. 2014, vol.39, n.03, pp.789-809. ISSN 0100-3143.

O objetivo do trabalho é analisar a escolarização de alunos com necessidades educacionais especiais por meio dos dados oficiais do poder público sobre o acesso e permanência desta população na Educação Básica. Para tanto, são utilizados microdados do Censo da Educação Básica brasileira e do Paraná no ano de 2012. As análises apontam, a despeito da implantação da política de educação inclusiva, que: formas de atendimento segregado ainda estão marcadamente presentes no Paraná; a concentração de matrículas ocorre nas primeiras séries do ensino fundamental, com ampla defasagem idade/série e o baixo número de matrículas no atendimento educacional especializado.

Palavras-chave : Educação Inclusiva; Política Educacional; Educação Especial; Indicadores Educacionais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )