SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número03Indicadores educacionais sobre a educação especial no Brasil e no ParanáEducação, inclusão e trabalho: um debate necessário índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

ORLANDO, Rosimeire Maria  y  CAIADO, Katia Regina Moreno. Professores universitários com deficiência: trajetória escolar e conquista profissional. Educ. Real. [online]. 2014, vol.39, n.03, pp.811-830. ISSN 0100-3143.

Este estudo tem como foco a educação escolar de pessoas com deficiência. Investigou-se a trajetória escolar de professores universitários, com o objetivo de compreender influências sobre desempenho escolar e identificar razões da distinção que os tornou minoria dentre os milhares de outras pessoas com deficiência que não atingem tal patamar de educação formal e profissionalização. O estudo tem como base teórica os trabalhos de Bourdieu. Optou-se por trabalhar com procedimentos metodológicos de entrevista, questionário e análise de documentos biográficos. Participaram desta pesquisa três professores. O estudo indica que a valorização familiar pelo estudo, a condescendência da instituição escolar e a distribuição do capital cultural objetivado são indicativos do desempenho escolar e profissional destes sujeitos.

Palabras clave : Educação Especial; Trajetória Escolar; Ensino Superior.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )