SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número03Professores universitários com deficiência: trajetória escolar e conquista profissionalO que a formação contínua deve contemplar?: o que dizem os professores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

PASSERINO, Liliana Maria  y  PEREIRA, Ana Cristina Cypriano. Educação, inclusão e trabalho: um debate necessário. Educ. Real. [online]. 2014, vol.39, n.03, pp.831-846. ISSN 0100-3143.

A inclusão de pessoas com deficiência nos diferentes âmbitos - escolar, social e laboral, tem sido objeto de discussão, mas aparentemente poucos avanços foram contabilizados no Brasil. Nas diferentes dimensões da inclusão, novos desafios são pautados por velhos obstáculos e estigmas. A inclusão em níveis diferentes da educação básica formal revela-se como uma realidade ainda distante. O presente artigo tem como objetivo apresentar uma análise teórica a partir da pesquisa iniciada no âmbito da inclusão do mercado de trabalho, cujo foco é observar soluções utilizadas nestes ambientes através das tecnologias assistivas, que permitam não só incluir as pessoas com deficiência, mas qualificar e incrementar o seu desenvolvimento profissional. Tal pesquisa objetiva organizar e divulgar soluções em uma Biblioteca Virtual, possibilitando o livre acesso e facilitando a busca e recuperação da informação.

Palabras clave : Inclusão; Educação Profissionalizante; Mercado de Trabalho; Pessoas com Deficiência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )