SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número03Educação, inclusão e trabalho: um debate necessárioInfância vulnerável e sucesso na leitura e escrita: histórias possíveis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

FURKOTTER, Monica et al. O que a formação contínua deve contemplar?: o que dizem os professores. Educ. Real. [online]. 2014, vol.39, n.03, pp.849-869. ISSN 0100-3143.

Este artigo apresenta o perfil de professores de redes municipais e identifica aspectos que, segundo eles, devem nortear os processos de formação contínua. A pesquisa desenvolveu-se junto a 533 professores de escolas públicas de 10 municípios do Estado de São Paulo. A abordagem metodológica foi quantitativa, do tipo survey descritivo. Usamos um questionário para coleta dos dados empíricos e a análise de conteúdo para categorização das informações. Constatamos aspectos significativos que podem nortear propostas de políticas de formação contínua, partindo das necessidades e expectativas docentes, procurando articular a teoria e a prática. Tais aspectos são relevantes para que a formação contínua cumpra efetivamente o seu papel.

Palavras-chave : Formação Contínua de Professores; Necessidades Formativas; Desenvolvimento Profissional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )