SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número03O que a formação contínua deve contemplar?: o que dizem os professoresComprometimento conjunto, normatividade e situatividade entre os muros da escola índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

MAGRIN, Maria Isabel Donnabella  y  LEITE, Sérgio Antonio da Silva. Infância vulnerável e sucesso na leitura e escrita: histórias possíveis. Educ. Real. [online]. 2014, vol.39, n.03, pp.871-886. ISSN 0100-3143.

O artigo foi construído a partir de pesquisa com quatro sujeitos adultos, leitores e produtores de texto, que tiveram uma infância vulnerável. O objetivo foi descrever e analisar as condições que lhes possibilitaram obterem sucesso em seu processo de alfabetização e se envolverem com práticas sociais de leitura e escrita. As verbalizações foram organizadas em núcleos temáticos, a partir dos quais se reconstruíram as histórias de cada um. Observou-se que todos relataram histórias muito significativas na área da leitura durante a infância. No artigo, as análises são representadas pela história de um dos quatro sujeitos e os dados são analisados a partir da abordagem histórico-cultural.

Palabras clave : Leitura; Escrita; Infância Vulnerável; Mediação; Afetividade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )