SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número03Infância vulnerável e sucesso na leitura e escrita: histórias possíveisO Fundeb no contexto das finanças públicas municipais de Campo Grande índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

GERHARDT, Ana Flávia Lopes Magela. Comprometimento conjunto, normatividade e situatividade entre os muros da escola. Educ. Real. [online]. 2014, vol.39, n.03, pp.887-906. ISSN 0100-3143.

Considerando a perspectiva situada e triádica da cognição humana e os conceitos de comprometimento conjunto, normatividade e situatividade, abordam-se os fatos e personagens presentes no filme Entre os muros da escola, em especial o comportamento da personagem- aluna Esmeralda. Observa-se a interação entre alunos e professores em termos do seu objetivo, o qual, diferentemente da idealização que supõe o aprendizado como a finalidade do ensino, mostra-se estar voltado para a aprovação; essa diferenciação acarreta o entendimento de que os reais papéis e ações das pessoas em sala de aula diferenciam-se muito dos que têm sido idealizados na sociedade. Tais postulações são comentadas em relação ao ensino do português como língua materna no Brasil.

Palabras clave : Comprometimento Conjunto; Normatividade; Situatividade; Cognição; Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )