SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número03O Fundeb no contexto das finanças públicas municipais de Campo GrandeMercantilização e oligopolização no ensino superior privado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

TILIO, Rogério. Língua estrangeira moderna na escola pública: possibilidades e desafios. Educ. Real. [online]. 2014, vol.39, n.03, pp.925-944. ISSN 0100-3143.

O objetivo deste artigo é discutir as possibilidades e desafios do ensino de língua estrangeira na escola pública brasileira. Em um momento social, econômico e político em que o governo se mostra interessado na aprendizagem (urgente) de línguas estrangeiras na escola pública, acirra-se ainda mais a disputa entre duas metodologias que se pretendem ideais: de um lado, o ensino com foco na leitura; do outro, o ensino das competências escritas e orais da língua. A partir da chamada abordagem comunicativa e dos documentos oficiais nacionais, aponta-se para uma desconstrução dessa disputa entre metodologias, indicando possibilidades de trabalho efetivo à luz dos documentos oficiais e de uma ressignificação da abordagem comunicativa.

Palabras clave : Língua Estrangeira; Ensino Público; Documentos Oficiais; Competências Escritas e Orais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )