SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue04O movimento de formação docente no ensino de geometria nos anos iniciais author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143

Abstract

GRANDO, Regina Célia; NACARATO, Adair Mendes  and  LOPES, Celi Espasandin. Narrativa de aula de uma professora sobre a investigação estatística. Educ. Real. [online]. 2014, vol.39, n.04, pp.985-1002. ISSN 0100-3143.

Narrativa de Aula de uma Professora sobre a Investigação Estatística. Este texto analisa a narrativa de aula de uma professora que ensina Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e que participa de um grupo que desenvolve uma pesquisa colaborativa, no âmbito do Projeto Observatório da Educação, com o objetivo de investigar os letramentos matemáticos escolares e as práticas de formação docente. Em sua narrativa, a professora descreve o processo de investigação estatística desenvolvido com uma turma de 1º ano. A análise traz indícios de aprendizagens docente, relativos ao letramento estatístico das crianças - em particular, no que se refere ao desenvolvimento da linguagem gráfica -, e revela a apropriação de práticas de letramento pela professora.

Keywords : Narrativa de Aula; Letramento Matemático; Letramento Estatístico; Aprendizagem Docente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )