SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número04O movimento de formação docente no ensino de geometria nos anos iniciais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

GRANDO, Regina Célia; NACARATO, Adair Mendes  y  LOPES, Celi Espasandin. Narrativa de aula de uma professora sobre a investigação estatística. Educ. Real. [online]. 2014, vol.39, n.04, pp.985-1002. ISSN 0100-3143.

Narrativa de Aula de uma Professora sobre a Investigação Estatística. Este texto analisa a narrativa de aula de uma professora que ensina Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e que participa de um grupo que desenvolve uma pesquisa colaborativa, no âmbito do Projeto Observatório da Educação, com o objetivo de investigar os letramentos matemáticos escolares e as práticas de formação docente. Em sua narrativa, a professora descreve o processo de investigação estatística desenvolvido com uma turma de 1º ano. A análise traz indícios de aprendizagens docente, relativos ao letramento estatístico das crianças - em particular, no que se refere ao desenvolvimento da linguagem gráfica -, e revela a apropriação de práticas de letramento pela professora.

Palabras clave : Narrativa de Aula; Letramento Matemático; Letramento Estatístico; Aprendizagem Docente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )