SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número04Narrativa de aula de uma professora sobre a investigação estatísticaAciepe histórias infantis e matemática: uma instância formativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

LOPES, Anemari Roesler Luersen Vieira  y  BOROWSKY VAZ, Halana Garcez. O movimento de formação docente no ensino de geometria nos anos iniciais. Educ. Real. [online]. 2014, vol.39, n.04, pp.1003-1025. ISSN 0100-3143.

Neste artigo, discorremos sobre a organização de um grupo do qual participavam quatro professoras que planejaram, desenvolveram e avaliaram uma proposta de ensino. Nosso intuito foi discutir sobre a formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais, tendo em vista os desafios de organizar uma Atividade Orientadora de Ensino de Geometria. Para isso, pautamo-nos nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, e, especificamente da Teoria da Atividade (Leontiev, 1983; 1988) e da Atividade Orientadora de Ensino (Moura, 1996; 2010). Foi possível evidenciar que o conhecimento matemático das docentes atuou como norteador das ações e que o compartilhamento destas mostrou-se como preponderante para que se constituíssem como formadoras.

Palabras clave : Formação de Professores; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Educação Matemática; Ensino de Geometria.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )