SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número04O movimento de formação docente no ensino de geometria nos anos iniciaisO professor que ensina matemática e a sua formação: uma experiência em Portugal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

SOUZA, Ana Paula Gestoso de  y  OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de. Aciepe histórias infantis e matemática: uma instância formativa. Educ. Real. [online]. 2014, vol.39, n.04, pp.1027-1049. ISSN 0100-3143.

Neste artigo, analisa-se a dinâmica da Atividade Curricular de Integração Ensino Pesquisa e Extensão (Aciepe) Histórias Infantis e Matemática nas séries iniciais, a partir da trajetória de cinco egressas do curso de Pedagogia, participantes da atividade. Optou-se pelo estudo de caso da Aciepe e tomaram-se como dados os depoimentos das cinco participantes, utilizando-se múltiplas fontes de coleta de dados: registros escritos produzidos ao longo da Aciepe, entrevista e questionário respondidos após o término da atividade. A análise dos dados mostra a constituição da Aciepe como uma instância formativa, respaldada pela instituição, que impulsiona o desenvolvimento profissional e a aprendizagem da docência.

Palabras clave : Desenvolvimento Profissional; Formação Inicial; Literatura Infantojuvenil; Matemática.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )