SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número04Aciepe histórias infantis e matemática: uma instância formativaFazer da matemática problema a ser inventado inventando formação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

SERRAZINA, Maria de Lurdes. O professor que ensina matemática e a sua formação: uma experiência em Portugal. Educ. Real. [online]. 2014, vol.39, n.04, pp.1051-1069. ISSN 0100-3143.

Este artigo discute características da formação continuada de professores polivalentes em Matemática, que podem conduzir a alterações na sua relação com a Matemática e nas suas práticas de sala de aula. Para isso retoma o Programa de Formação Contínua em Matemática (PFCM), desenvolvido em Portugal. Discute o conhecimento do professor para ensinar Matemática, tipos de conhecimento necessários para um ensino proficiente e relaciona-os com o desenvolvimento de uma atitude de confiança do professor como professor que ensina Matemática. Apresenta, o caso de uma professora, formanda do PFCM durante dois anos, evidenciando o contributo do Programa para o desenvolvimento do seu conhecimento e da sua postura como professora que ensina Matemática.

Palavras-chave : Conhecimento do Professor; Confiança; Ensino Proficiente; Formação Continuada.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )