SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue04O professor que ensina matemática e a sua formação: uma experiência em PortugalCompetencias del profesor de educación primaria author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143

Abstract

ROTONDO, Margareth Aparecida Sacramento. Fazer da matemática problema a ser inventado inventando formação. Educ. Real. [online]. 2014, vol.39, n.04, pp.1071-1087. ISSN 0100-3143.

Este artigo traz um evento que se deu em salas de aulas da formação de professores e professoras que ensinarão matemática nas séries iniciais. Na tensão de um vivido e com a atenção num vivido põe a pensar a formação de professores e professoras como inquietude e processualidade na experiência. Aproximando-se das filosofias da diferença, principalmente em Foucault e Deleuze, faz ação da teoria e ação da prática, no revezamento teoria-prática, dando a pensar a formação ao fazer da matemática problema a ser inventado. A produção matemática dá condições da invenção na formação de professores e professoras.

Keywords : Formação de Professores e Professoras; Processualidade; Experiência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )