SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número04O professor que ensina matemática e a sua formação: uma experiência em PortugalCompetencias del profesor de educación primaria índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

ROTONDO, Margareth Aparecida Sacramento. Fazer da matemática problema a ser inventado inventando formação. Educ. Real. [online]. 2014, vol.39, n.04, pp.1071-1087. ISSN 0100-3143.

Este artigo traz um evento que se deu em salas de aulas da formação de professores e professoras que ensinarão matemática nas séries iniciais. Na tensão de um vivido e com a atenção num vivido põe a pensar a formação de professores e professoras como inquietude e processualidade na experiência. Aproximando-se das filosofias da diferença, principalmente em Foucault e Deleuze, faz ação da teoria e ação da prática, no revezamento teoria-prática, dando a pensar a formação ao fazer da matemática problema a ser inventado. A produção matemática dá condições da invenção na formação de professores e professoras.

Palavras-chave : Formação de Professores e Professoras; Processualidade; Experiência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )