SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue04Competencias del profesor de educación primariaO Banco Mundial e as políticas educacionais brasileiras author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143

Abstract

CARNEIRO, Reginaldo Fernando  and  PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. Concepções de matemática de alunas-professoras dos anos iniciais. Educ. Real. [online]. 2014, vol.39, n.04, pp.1113-1133. ISSN 0100-3143.

Este artigo tem como objetivo discutir as concepções sobre matemática de alunas-professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de um curso de Pedagogia à distância, no qual realizamos uma pesquisa qualitativa durante o trabalho nas disciplinas referentes à matemática. As atividades virtuais ali desenvolvidas geraram dados cuja análise evidenciou alguns aspectos da concepção de matemática como resolução de problemas. Tal análise também enfatizou a necessidade de pautar o ensino na compreensão e na justificativa das fórmulas, dos procedimentos e dos algoritmos. Além disso, apontou que as alunas-professoras refletiram e problematizaram suas concepções.

Keywords : Concepções; Matemática; Ensino e Aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )