SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número04Competencias del profesor de educación primariaO Banco Mundial e as políticas educacionais brasileiras índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

CARNEIRO, Reginaldo Fernando  y  PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. Concepções de matemática de alunas-professoras dos anos iniciais. Educ. Real. [online]. 2014, vol.39, n.04, pp.1113-1133. ISSN 0100-3143.

Este artigo tem como objetivo discutir as concepções sobre matemática de alunas-professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de um curso de Pedagogia à distância, no qual realizamos uma pesquisa qualitativa durante o trabalho nas disciplinas referentes à matemática. As atividades virtuais ali desenvolvidas geraram dados cuja análise evidenciou alguns aspectos da concepção de matemática como resolução de problemas. Tal análise também enfatizou a necessidade de pautar o ensino na compreensão e na justificativa das fórmulas, dos procedimentos e dos algoritmos. Além disso, apontou que as alunas-professoras refletiram e problematizaram suas concepções.

Palabras clave : Concepções; Matemática; Ensino e Aprendizagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )