SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número04O Banco Mundial e as políticas educacionais brasileirasFinitude, frequentação do mundo e formação humana em Michel de Montaigne índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

COSTA, Luis Artur; FONSECA, Tania Mara Galli da  e  AXT, Margarete. A imagem e as ciências humanas: a poética visual como possibilidade de construção do saber. Educ. Real. [online]. 2014, vol.39, n.04, pp.1153-1168. ISSN 0100-3143.

Este artigo propõe uma nova perspectiva sobre o papel da imagem na produção do conhecimento, especialmente no que se refere às ciências humanas. Na modernidade científica a imagem foi considerada um ente de ontologia falha. Na contemporaneidade a imagem ganhou uma nova importância: ela se tornou nosso principal meio de expressão e comunicação além de servir importante estratégia de pesquisa. Por outro lado, a produção de saber/conhecimento através de imagens poéticas e experimentais é ainda hoje um tabu na academia. Contra esta concepção, muitos artistas e pensadores criaram outro modo de pensar as relações entre imagem e ciência: a imagem é real e imanente ao nosso mundo, posto que ambos nada mais são do que ação. A imagem poética produz uma grande variedade de transformações nos nossos modos de ver ao mundo, resultando em uma interessante estratégia para a pesquisa.

Palavras-chave : Imagem; Epistemologia; Poética; Metodologia; Whitehead.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )