SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue04Finitude, frequentação do mundo e formação humana em Michel de MontaigneProcessos de inclusão excludente presentes no ensino superior privado author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143

Abstract

REIS, Rosemeire. Aprender na atualidade e tecnologias: implicações para os estudos no ensino médio. Educ. Real. [online]. 2014, vol.39, n.04, pp.1185-1207. ISSN 0100-3143.

Análise sobre o aprender, de sua relação com as tecnologias atuais e com o trabalho escolar no Ensino Médio, realizada, a partir do recorte de uma pesquisa mais ampla, desenvolvida por dois anos com estudantes de Ensino Médio em uma escola pública em Maceió. Privilegiaram-se resultados obtidos nos questionários e nos grupos de discussão. Identifica-se que o aprender na escola pode ter um papel diferenciado para garantir a mediação e a desnaturalização das informações veiculadas nesses artefatos culturais, desde que as condições objetivas sejam asseguradas e que tais informações sejam questionadas, investigadas, o que pode contribuir para que os jovens e adultos tenham acesso a processos significativos de apropriação de conhecimentos.

Keywords : Ensino Médio; Aprendizagem; Tecnologia da Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )