SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número04Finitude, frequentação do mundo e formação humana em Michel de MontaigneProcessos de inclusão excludente presentes no ensino superior privado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

REIS, Rosemeire. Aprender na atualidade e tecnologias: implicações para os estudos no ensino médio. Educ. Real. [online]. 2014, vol.39, n.04, pp.1185-1207. ISSN 0100-3143.

Análise sobre o aprender, de sua relação com as tecnologias atuais e com o trabalho escolar no Ensino Médio, realizada, a partir do recorte de uma pesquisa mais ampla, desenvolvida por dois anos com estudantes de Ensino Médio em uma escola pública em Maceió. Privilegiaram-se resultados obtidos nos questionários e nos grupos de discussão. Identifica-se que o aprender na escola pode ter um papel diferenciado para garantir a mediação e a desnaturalização das informações veiculadas nesses artefatos culturais, desde que as condições objetivas sejam asseguradas e que tais informações sejam questionadas, investigadas, o que pode contribuir para que os jovens e adultos tenham acesso a processos significativos de apropriação de conhecimentos.

Palabras clave : Ensino Médio; Aprendizagem; Tecnologia da Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )