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Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

SCHULER, Betina  y  MATOS, Sônia Regina da Luz. Pedagogia da inclusão e a justiça restaurativa: escapes com Kafka. Educ. Real. [online]. 2014, vol.39, n.04, pp.1229-1248. ISSN 0100-3143.

Este artigo problematiza aa pedagogia da inclusão como um discurso majoritário na contemporaneidade, aqui analisada especificamente em sua filiação ao campo jurídico em práticas escolares. Para tanto, escavamos genealogicamente o discurso da Justiça Restaurativa para entender como vem sendo operado na escola para o governo dos riscos. Esburacamos os efeitos de subjetivação nestas práticas escolares de segurança, localizando o rastelo escolar que produz um modo específico de existência, o ofensor, capturado em práticas disciplinares e de controle. Apresentamos uma investigação inspirada no pensamento da diferença e nas galerias da toca kafkiana, experimentando outros modos de existência para o espaço escolar a partir da arte do silêncio como uma ética kafkiana.

Palabras clave : Pedagogia da Inclusão; Justiça Restaurativa; Kafka.

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