SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1Envelhecimento e educação para resiliência no idoso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

FOOKEN, Insa. A formação na maturidade como apropriação da própria história de vida. Educ. Real. [online]. 2015, vol.40, n.1, pp.17-32. ISSN 0100-3143.  https://doi.org/10.1590/2175-623647790.

No presente artigo, a disposição e a competência para a apropriação da própria história de vida são consideradas como modos de formação1 na maturidade. Estas se relacionam com fatores históricos e sócio-políticos e estão inscritas em contextos multigeracionais de formação e processos de desenvolvimento ao longo da vida. Nesta perspectiva, conceitos como geração, geracionalidade, geratividade e transmissão transgeracional ganham destaque e serão aprofundados no texto. A linha argumentativa que sustenta este ponto de vista baseia-se em estudos de países de língua alemã sobre crianças da Segunda Guerra Mundial que envelheceram. Apesar de se tratar de uma situação específica, nos parece possível a extensão das reflexões também para o contexto brasileiro.

Palavras-chave : História de Vida; Formação Intergeracional; Geracionalidade; Geratividade; Crianças de Guerra na Velhice.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )