SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1Envelhecimento e educação para resiliência no idosoMetodologias e estratégias pedagógicas utilizadas por educadores de uma universidade aberta à terceira idade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

FONTOURA, Daniele dos Santos; DOLL, Johannes  e  OLIVEIRA, Saulo Neves de. O desafio de aposentar-se no mundo contemporâneo. Educ. Real. [online]. 2015, vol.40, n.1, pp.53-79. ISSN 0100-3143.  https://doi.org/10.1590/2175-623645774.

A aposentadoria é vivenciada de diferentes formas dependendo das trajetórias profissionais, do processo de envelhecimento e de características pessoais. O presente artigo analisa os relatos de 70 sujeitos acima de 45 anos que discorrem sobre suas perspectivas e experiências em relação à aposentadoria. Os resultados da pesquisa sinalizam, por um lado, o impacto da aposentadoria sobre os trabalhadores, desafiando-os a repensarem e reorganizarem suas vidas. Por outro lado, demonstram que existem formas diferentes e divergentes de lidar, influenciadas pela natureza e condições das trajetórias laborais, bem como pelo modo como percebem e vivenciam o processo de envelhecimento.

Palavras-chave : Aposentadoria; Envelhecimento; Trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )