Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143
Resumen
CACHIONI, Meire; ORDONEZ, Tiago Nascimento; BATISTONI, Samila Sathler Tavares y LIMA-SILVA, Thaís Bento. Metodologias e estratégias pedagógicas utilizadas por educadores de uma universidade aberta à terceira idade. Educ. Real. [online]. 2015, vol.40, n.1, pp.81-103. ISSN 0100-3143. https://doi.org/10.1590/2175-623645741.
O estudo buscou caracterizar as estratégias pedagógicas utilizadas nas atividades educativas em um programa de educação permanente para idosos. O estudo é de caráter exploratório-descritivo, com participação de 82 professores/monitores. As emissões referentes ao que facilita a aprendizagem da pessoa idosa geraram três grupos de respostas: Categoria 1. Pedagogia Participativa Problematizadora; Categoria 2. Estratégias cognitivas considerando os declínios associados à idade; Categoria 3. Pedagogia da Transmissão. Concluiu-se que durante o processo educacional, deve-se encorajar uma apropriação ativa e crítica, em vez do acúmulo estático de conhecimento por parte das pessoas idosas.
Palabras clave : Estratégias Pedagógicas; Docentes; Universidade Aberta à Terceira Idade..