SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1O desafio de aposentar-se no mundo contemporâneoEducação financeira com idosos em um contexto popular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

CACHIONI, Meire; ORDONEZ, Tiago Nascimento; BATISTONI, Samila Sathler Tavares  e  LIMA-SILVA, Thaís Bento. Metodologias e estratégias pedagógicas utilizadas por educadores de uma universidade aberta à terceira idade. Educ. Real. [online]. 2015, vol.40, n.1, pp.81-103. ISSN 0100-3143.  https://doi.org/10.1590/2175-623645741.

O estudo buscou caracterizar as estratégias pedagógicas utilizadas nas atividades educativas em um programa de educação permanente para idosos. O estudo é de caráter exploratório-descritivo, com participação de 82 professores/monitores. As emissões referentes ao que facilita a aprendizagem da pessoa idosa geraram três grupos de respostas: Categoria 1. Pedagogia Participativa Problematizadora; Categoria 2. Estratégias cognitivas considerando os declínios associados à idade; Categoria 3. Pedagogia da Transmissão. Concluiu-se que durante o processo educacional, deve-se encorajar uma apropriação ativa e crítica, em vez do acúmulo estático de conhecimento por parte das pessoas idosas.

Palavras-chave : Estratégias Pedagógicas; Docentes; Universidade Aberta à Terceira Idade..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )