SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1Metodologias e estratégias pedagógicas utilizadas por educadores de uma universidade aberta à terceira idadeEducação a Distância e cybersêniors: um foco nas estratégias pedagógicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

BUAES, Caroline Stumpf. Educação financeira com idosos em um contexto popular. Educ. Real. [online]. 2015, vol.40, n.1, pp.105-127. ISSN 0100-3143.  https://doi.org/10.1590/2175-623646496.

Este artigo discute o consumo entre idosos de classes populares no contexto brasileiro e a importância de pensarmos intervenções educativas destinadas a esta população. A discussão deriva de uma pesquisa de caráter participante, desenvolvida por meio de uma ação pedagógica realizada com mulheres idosas, fundamentada em princípios da educação popular e da abordagem histórico-cultural. Os resultados sinalizaram que as participantes produziram coletivamente estratégias de controle financeiro e novas construções conceituais dos mecanismos do crédito consignado. Por fim, propõem-se alguns princípios para a criação de práticas de educação para o empoderamento e protagonismo do consumidor idoso.

Palavras-chave : Educação Financeira; Envelhecimento; Consumo; Educação de Adultos e Idosos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )