SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1Sobre la formación del docente-facilitador de personas mayoresOs avós na literatura infantil: perspectivas gerontológicas e educacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

DORNELLES, Leni Vieira. Bonecos com corpos-velhos: o que dizem as crianças sobre envelhecimento. Educ. Real. [online]. 2015, vol.40, n.1, pp.173-190. ISSN 0100-3143.  https://doi.org/10.1590/2175-623645671.

Apresenta um modo de pesquisar com crianças e o que entendem por ser idoso. Investigo um grupo de crianças de uma escola pública de Porto Alegre fazendo uso de cinco bonecos que representam corpos-velhos de homens e mulheres. Fundamento a pesquisa em pressupostos pós-críticos, na sociologia da infância e nos estudos sobre envelhecimento. Observo como as crianças ao brincarem com os corpos de bonecos-velhos mostram seu entendimento sobre um corpo que envelhece. Trato do efeito do brincar com corpos-velhos na educação de crianças e o quanto esse tipo de corpo não compõe seus brinquedos e brincadeiras.

Palavras-chave : Bonecos; Crianças; Envelhecimento; Corpo; Pesquisa com Crianças..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )