SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1Educação integral e escola de tempo integral em GoiâniaAccountabilty y mejoramiento educativo: análisis de experiencias internacionales índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

BARROS, João Paulo Pereira  e  COLACO, Veriana de Fátima Rodrigues. Drogas na Escola: análise das vozes sociais em jogo. Educ. Real. [online]. 2015, vol.40, n.1, pp.253-273. ISSN 0100-3143.  https://doi.org/10.1590/2175-623644605.

O artigo visa analisar vozes sociais em jogo na produção de sentidos sobre drogas entre adolescentes, em um grupo de discussão sobre saúde no contexto escolar. Ancorando-se na Saúde Coletiva e nos legados de Vigotski e Bakhtin sobre os processos de significação, são utilizados dados de uma pesquisa de mestrado operacionalizada por observações-participantes e pela formação de um grupo de discussão em uma escola pública de Fortaleza/CE. Os resultados apontam tensões entre vozes sociais nos posicionamentos dos adolescentes sobre drogas, destacando a força com que vozes alusivas a um discurso de guerra às drogas e a estratégias proibicionistas ainda circulam no contexto escolar, em que pese a emergência da perspectiva de redução de danos.

Palavras-chave : Adolescência; Drogas; Escola.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )