SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2Didática da Sala de Aula: entre abertura e estruturação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

CANDAU, Vera Maria Ferrão  e  KOFF, Adélia Maria Nehme Simão e. A Didática Hoje: reinventando caminhos. Educ. Real. [online]. 2015, vol.40, n.2, pp.329-348. ISSN 0100-3143.  https://doi.org/10.1590/2175-623646058.

Trata-se de refletir acerca de caminhos possíveis para reinventar a escola e a Didática, tendo presente estudo de caso realizado em uma escola particular do município do Rio de Janeiro e que, optando por desenvolver seu trabalho centrado em projetos e orientado por uma perspectiva intercultural crítica, promoveu uma ampla reorganização de: tempos e espaços, ofício de aluno/a e de professor/a, conhecimentos, currículos, práticas para aprendizagem e avaliação, ritos, estratégias de gestão, entre outras dimensões que entendemos configuram o formato escolar. São reflexões que, longe de esgotar a temática ou serem prescritivas, têm como objetivo oferecer contribuição para os avanços do conhecimento no campo.

Palavras-chave : Educação Intercultural; Reinvenção da Didática; Trabalho Centrado em Projetos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )