SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2Didática da Sala de Aula: entre abertura e estruturaçãoEntre Ciência, Arte e Vida: a didática como ato responsivo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

SFORNI, Marta Sueli de Faria. Interação entre Didática e Teoria Histórico-Cultural. Educ. Real. [online]. 2015, vol.40, n.2, pp.375-397. ISSN 0100-3143.  https://doi.org/10.1590/2175-623645965.

O papel nuclear da didática é oferecer conhecimentos que instrumentalizem os professores para a realização da atividade de ensino de conteúdos escolares. Com a finalidade de colaborar para a produção desses conhecimentos, apontamos, neste texto, algumas contribuições que a interação entre os estudos da Didática e da Teoria Histórico-Cultural pode oferecer aos professores. Apresentamos alguns princípios didáticos e ações docentes que, tendo sido objetos de investigação em experimentos didáticos, mostraram-se favoráveis à promoção da aprendizagem conceitual dos estudantes na perspectiva de formação do pensamento teórico.

Palabras clave : Didática; Teoria Histórico-Cultural; Aprendizagem Conceitual.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )