SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2Interação entre Didática e Teoria Histórico-CulturalQuestionando a Neutralidade das Estratégias de Aprendizagem: uso dos saberes prévios por professores e alunos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

CORSINO, Patrícia. Entre Ciência, Arte e Vida: a didática como ato responsivo. Educ. Real. [online]. 2015, vol.40, n.2, pp.399-419. ISSN 0100-3143.  https://doi.org/10.1590/2175-623646089.

Este ensaio tem como finalidade trazer reflexões para se pensar a didática, entendida como ato responsivo, conceito cunhado por Mikhail Bakhtin que implica no agir como uma resposta responsável dada pelo sujeito que o coloca frente à alteridade. Inicialmente discute conceitos presentes no título. Afirma que é na relação com o outro que o eu se constitui. A didática é uma resposta responsável e não indiferente aos sujeitos a quem o ensino se dirige. Nesta perspectiva, são apresentados princípios para a didática O referencial teórico que sustenta os argumentos do texto inclui os estudos de Bakhtin, Arendt, Benjamin, Charlot, Vigotski, entre outros.

Palabras clave : Linguagem; Didática; Ensino/Aprendizagem; Escola; Bakhtin.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )